Uol

segunda-feira, 10 de março de 2014

Da Série: Nada Se Cria, Nada Se Perde, Tudo Se Transforma! Artesanato com Fibra de Bananeira

O artesanato é criatividade pura, mais ainda quando vemos artesãos transformarem algo que seria descartado em lindas peças.

Um bom exemplo da nossa introdução são as peças artesanais feitas com fibra de bananeira, é a utilização de insumos naturais para transformar o simples no belo, peças como bolsas, carteiras, jogos americanos e muitos outros.

Bananal - Foto: Rejane Carneiro.
Essa é uma das situações em que a arte se une ao meio ambiente (criatividade + meio ambiente = nossa arte preferida), a técnica reutiliza o tronco da bananeira que seria descartada no campo após período de maturação da planta, antes dessa ideia surgir, esse resíduo da bananeira se acumulava nos bananais, tornando-se um dos vetores para a dispersão de doenças. Hoje, os pseudocaules são aproveitados para a produção do artesanato, ajudando a fortalecer o bananal, o que contribui para a qualidade ambiental local. Outro ponto relevante é o fato de que a fibra de bananeira substitui outras matérias-primas, usualmente utilizadas no artesanato e que são coletadas na mata (cipó, madeira, etc), ajudando na preservação do meio ambiente.

Pseudocaule da Bananeira - Foto: Nazaré Araújo.
Outro ponto importantíssimo é a geração de renda, muitos artesãos vêm conquistando independência financeira com essa técnica, ou então, conseguem complementar a renda familiar, como as agricultoras que vivem nos assentamentos agrários de Água Fria e Massangana, na zona rural de Maragogi, conhecidas como ‘Mulheres de Fibra’, devido à matéria-prima que usam para fabricação das peças de artesanato e a capacidade empreendedora. Com custos de produção e trabalho compartilhados, aliado a uma melhor organização nas vendas, a vida dessas mulheres mudou muito, possibilitando trocar o trabalho no campo pela atividade artesanal. “A diferença ao comparar os dois trabalhos – agricultura e artesanato – são grandes. Continuo agricultora e ainda ajudo meu esposo no campo. Só que agora com menor frequência porque o artesanato é melhor para trabalhar e também lucrativo. É uma nova renda familiar que nós mulheres não tínhamos antes. E isso nos trouxe independência financeira e uma nova motivação”, diz Eliene Bernado, de 23 anos.

Segundo a presidente da associação 'Mulheres de Fibra', Amara Lúcia Oliveira, com o trabalho artesanal sendo realizado desde 2008, ao longo dos anos as peças foram ganhando outros formatos estéticos e tratamento adequado para garantir beleza e a durabilidade, principalmente depois da passagem de consultoras do SEBRAE. (Podemos ver que o negócio é levado a sério, e que a arte passou por aprimoramentos, sucesso!).

Artesã da Associação 'Mulheres de Fibra' - Foto: Jonathan Lins/ G1.
Assim como essas mulheres, existem muitas outras pessoas que trabalham com o manuseio da fibra de bananeira, tem a cooperativa ‘Gente de Fibra’, do município de Maria da Fé – MG; Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, localizadas no sul do Estado de São Paulo; comunidade de Cabeceira do Rio, no município de Utinga – BA, entre muitas outras.

A seguir, vocês conferem os resultados de trabalhos cheios de dedicação e criatividade de artesãos de todo o Brasil:

Bolsa Cesta / Almofada / Cinto - Produzidas pelas Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira: Ivaporunduva e Sapatu.
Luminárias produzidas pela cooperativa 'Gente de Fibra'.
Produtos produzidos pela comunidade de Cabeceira do Rio.
Jogo Americano / Caminho de Mesa - Produzidos pela associação 'Mulheres de Fibra'.
Uma peça mais linda que a outra, não é mesmo? Quem adquire, vai possuir algo que não se encontra em qualquer lugar! :)

Para finalizar, tem essa matéria exibida pelo programa Riquezas da Terra (SBT Nordeste) sobre o artesanato com fibra de bananeira em Limoeiro – PE:


Antes de dar tchau, outra matéria bem legal é essa exibida pela MT TV sobre a fibra de bananeira como fonte de renda para artesãos de Tangará da Serra – MT: (clique no link)


Agora sim, bombers, agradecemos a leitura, esperamos que tenham gostado e até o próximo post! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário