Uol

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Photoshop em Mulheres Reais: Você já se Imaginou como Uma Modelo de Capa de Revista?

A maioria das mulheres anônimas, comuns, ou melhor, que não são famosas, nunca se imaginou ou se viu como modelo, pensando nisso, a Buzzfeed resolveu abordar algumas mulheres nas ruas e convidá-las para ter essa experiência. Quatro damas toparam e tiveram  uma sessão de fotos com direito a maquiagem, cabelo, look e... Photoshop.

Reprodução Youtube via Buzzfeed
As mulheres que participaram se surpreenderam com o resultado, mas surpreenda- -se você agora: elas Não ficaram satisfeitas! (Veja no vídeo) O motivo foi que as imagens seguiram os padrões de beleza cultuados pelas revistas, ou seja, retocaram tudo que estivesse fora do padrão, escondendo qualquer imperfeição, e isso incomodou as mesmas, pois as imperfeições também são importantes para formar a identidade de cada uma delas. "Eu gosto das minhas sardas, eu acho que elas agregam personalidade. E o fato de elas não estarem mais aí, me deixou irreconhecível"  disse uma das participantes.

Reprodução Youtube via Buzzfeed
As edições deixaram as imagens finais distantes da realidade e elas não se sentiram representadas. "Isso parece tão diferente de mim", afirmou outra participante. "Eu sempre quis ser assim, mas agora que eu vi o resultado, eu me questiono sobre o motivo que me fazia querer ser dessa forma", disse uma das mulheres queando se viu "modificada" para estar "digna" de ser uma capa de revista.

Reprodução Youtube via Buzzfeed
Mesmo com essa reação, existe o outro lado da moeda, a indústria da moda, que justifica a edição de fotos como parte da fantasia que ela quer vender. No entanto, o que nós achamos mesmo é que a beleza natural é encantadora, que fotografias sem nenhum retoque podem SIM ser Lindas, e as "modelos por 1 dia" também chegaram a conclusão de que não precisam de photoshop para torná-las perfeitas, e gente, tudo isso mostra que não precisamos nos sentir escravizadas (os) pelo padrão que vemos nas revistas, pois essa tal perfeição Não Existe.

Reprodução Youtube via Buzzfeed
Segundo o editor Ashley Crouch, da revista Verily, que jamais usa Photoshop em suas edições, "essas características únicas das mulheres, como rugas, sardas, ou um corpo sem ser sarado, são aspectos que contribuem para a beleza delas e deveriam ser celebrados  não tratados com vergonha, ou ainda serem alteradas ou removidas".

É Ashley, como dizem por aí: Falou e Disse! :)

Uau! Nos empolgamos e escrevemos bastante e se você chegou até aqui, leu tudinho, nós agradecemos rs. Agora, assista ao vídeo:

Photoshopping Real Women Into Cover Models

E o que tudo isso tem a ver com criatividade (que é o foco do blog)? Bom, primeiro que nós acreditamos que autoestima é tudo de bom e influencia até mesmo na criatividade das pessoas, segundo que foi interessante a forma como abordaram e trabalharam com essas mulheres, e finalmente, porque queremos mostrar que ser feliz é mais importante que qualquer ideia criativa e ainda é a melhor coisa que podemos fazer por nós mesmos.

Um enorme Beijo e até a próxima, bombers! s2 \O

Nenhum comentário:

Postar um comentário